Search
quarta-feira, 26 de abril de 2017

Blog Wetok

Neste espaço você encontra as últimas notícias e artigos da Wetok

Notícias

A importância da participação dos pais na escola
Wetok Software
/ Categorias: Escolas

A importância da participação dos pais na escola

Você participa ativamente da educação dos seus filhos? Saiba a importância de não deixar toda a responsabilidade nas mãos da escola

Um projeto de lei em trâmite no Congresso Nacional desde 2012 vem causando muita polêmica entre educadores e responsáveis de alunos que frequentam a educação básica brasileira.

De autoria do ex-senador Cristovam Buarque (PDT-DF), o projeto n° 189/2012 pretende obrigar os pais e responsáveis a comparecerem às reuniões escolares pelo menos uma vez a cada dois meses. A proposta é que sejam aplicadas sanções graves, como proibição de prestar concurso público, receber remuneração proveniente de cargo público, tirar passaporte ou carteira de identidade e obter empréstimos em bancos oficiais.

O projeto de lei tem sido muito criticado por causa de seu caráter punitivo. Mas será que os pais brasileiros compreendem a importância de acompanhar a vida escolar dos filhos? Ou essas medidas drásticas são realmente necessárias?

 

Pais brasileiros não se envolvem na rotina escolar dos filhos

Em 2012, o IBGE realizou a 2ª edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). Entre outras estatísticas preocupantes, a pesquisa descobriu que a cada dez pais brasileiros com filhos entre 13 e 15 anos, sete não acompanham nem supervisionam as tarefas de casa e não sabem se o filho as entregou ou não. Pior: 40% dos pais não sabem o que os filhos fazem durante o tempo livre e 25% não ficam sabendo quando eles faltam à escola.

Embora respeitar a privacidade dos filhos seja importante, deixar que os filhos façam o que der na telha é um grande erro. Afinal, a adolescência é uma fase que exige supervisão e diálogo, pois é nela que os jovens começam a fazer escolhas que os acompanharão pelo resto da vida.

É exatamente nessa época que aumenta a incidência de comportamentos de risco, desde o uso e abuso de cigarro, drogas, álcool, relações sexuais desprotegidas e até mesmo sequestros provocados por excesso de confiança em pessoas conhecidas através de redes sociais. É claro que não é saudável “vigiar” o adolescente de forma ostensiva, mas uma certa dose de controle e muito espaço para o diálogo podem fechar definitivamente algumas dessas portas.

Mesmo quando há interesse dos pais pela vida privada dos filhos, a rotina escolar costuma ficar de fora das conversas em casa. É bastante comum a crença de que a responsabilidade da família se restringe ao ambiente doméstico, enquanto a educação formal deve ficar a cargo dos professores. Mas não é bem assim que funciona.

 

O papel dos pais na educação escolar dos filhos

Há muito tempo é consenso entre os educadores que a participação ativa dos pais na escola melhora o desempenho escolar dos filhos e evita abandono e evasão. Recentemente, várias pesquisas comprovam essa tese.

Uma delas, realizada pelo Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa – SP), comprovou que apenas incentivar o filho a fazer as tarefas de casa e ir à escola todos os dias, providenciar um local adequado para que ele estude e comparecer às reuniões de pais é suficiente para aumentar suas notas em cerca de 15%.

Dentro dessa linha de raciocínio, a participação dos pais pode ser muito mais decisiva para uma formação do que pagar a melhor escola – o que é inacessível para a maior parte da população brasileira, principalmente em tempos de crise. Esse comportamento, inclusive, é bastante comum em países desenvolvidos: nos Estados Unidos, por exemplo, há uma secretaria exclusiva para planejar e garantir o envolvimento dos pais na escola.

 

Faça a lição de casa: como participar ativamente da educação do seu filho

Não é necessário que os pais façam o papel de professores dentro de casa. O mais importante é estimular desde a infância o interesse pelos estudos, valorizando a escola e mostrando-a como um ambiente positivo, onde é possível fazer amigos e aprender coisas novas.

Confira algumas dicas práticas para participar do dia-a-dia escolar do seu filho.

 

- Incentive e ajude nas tarefas de casa

Jamais resolva a tarefa para o seu filho ou aponte o resultado pronto. Em vez disso, indique boas fontes de pesquisa  e estimule-o a raciocinar, reler o enunciado e refletir sob um ponto de vista diferente.

 

- Estimule a leitura

Ensine as crianças a se interessar pela leitura desde cedo. Ofereça o máximo possível de opções e deixe que eles escolham suas preferidas ao longo da infância e adolescência: podem ser romances, quadrinhos, mangás, revistas de curiosidades, crônicas, literatura fantástica... Não despreze as mídias digitais: ajude-os a encontrar blogs interessantes, voltados para a sua faixa etária e que estimulem a reflexão.

 

- Cobre

Peça que seu filho mostre suas notas e tarefas, de maneira firme, mas sem fazer terrorismo. Exigências e cobranças exageradas podem ter efeitos desastrosos. Se o seu filho está indo mal na escola, procure ser compreensivo e oferecer alternativas para resolver o problema, como aulas de reforço ou uma ajuda extra.

 

- Converse

Pergunte sempre ao seu filho como foi seu dia na escola e fique atento a comportamentos incomuns. Ao menor sinal de que ele possa estar sendo vítima de agressões, bullying, racismo ou qualquer outro tipo de preconceito, procure a direção da escola imediatamente.

 

- Acompanhe o outro lado

Apesar da importância do diálogo dentro de casa, a conversa com seu filho não deve ser o único contato com sua rotina escolar. Conheça os professores, frequente as reuniões e procure saber se a escola disponibiliza acompanhamento das notas e da frequência pela internet. Em caso de dúvidas, não hesite em procurar a direção.

 

- Conheça o app Connect Escolas

Com esse aplicativo, você tem a vida escolar do seu filho na palma da mão. Disponível para as plataformas Android e iOS, o Connect Escolas é uma ferramenta extremamente eficiente para aprofundar o contato entre pais e professores.

É a tecnologia tornando a agenda escolar mais acessível, dinâmica e interativa, centralizando todas as informações sobre a rotina escolar e facilitando o agendamento de provas, trabalhos e atividades extracurriculares.

Saiba mais através do link http://www.wetoksoft.com.br/Connect/Escolas e compartilhe com a direção da escola do seu filho esta novidade!

Imprimir
868 Classifique este artigo:
Sem classificação

Name:
Email:
Subject:
Message:
x

COMENTÁRIOS RECENTES

Essa nova função vai ficar matadora.
Um incrível já está bom!

Isto é um pouco do que ouvimos durante um dia de trabalho :)

Últimas Notícias

Contato

Fique à vontade para entrar em contato e descobrir mais sobre os nossos produtos.

Wetok Software

Nossa missão é fornecer soluções de alta qualidade, com prazo e investimento diferenciado do mercado, baseado em praticas de desenvolvimento de software que permita o core da empresa ser sua maior vantagem competitiva.

Copyright 2017 by Wetok Software Terms Of Use Privacy Statement
Back To Top