Gestão escolar participativa: vantagens e implementação prática
Entenda a importância de envolver os pais e a comunidade na gestão escolar e conheça ferramentas para facilitar essa tarefa
Nos últimos anos, observa-se o aumento na participação dos cidadãos nos processos e decisões que afetam suas necessidades e interesses. Na esfera da Educação, não poderia ser diferente, afinal o processo educativo está intimamente ligado às demandas sociais da comunidade em que a escola se insere.
Assim como acontece com qualquer organização, o desempenho eficiente da escola nessa tarefa está condicionado à participação efetiva de todos os interessados, tanto os gestores quanto os pais, alunos, professores e funcionários.
Entenda melhor como funciona a gestão participativa, sua importância para a formação de novos cidadãos e como torná-la uma realidade na sua escola.
O que é gestão participativa?
Gestão participativa pode ser definida como uma parceria entre os gestores e a comunidade escolar em que ambas as partes se mobilizam e participam das decisões tomadas pela escola.
Isso não significa que os participantes devam receber explicações e tomar ciência dos atos da direção, mas sim assumir e reconhecer seu poder sobre a dinâmica escolar, participar efetivamente do processo decisório, com ampla liberdade para opinar e sugerir diferentes formas de se resolver determinado problema.
Benefícios imediatos da gestão participativa
A gestão participativa séria, comprometida e eficiente é capaz de trazer melhorias pedagógicas reais para o processo educacional e consequentemente para todos os envolvidos.
• Para os alunos:
- Cobra mais profissionalismo dos professores e gestores;
- Garante uma grade curricular atualizada e adequada ao contexto socioeconômico da comunidade;
- Estimula o engajamento dos pais, o que melhora o desempenho escolar
- Motiva e melhora o desempenho do aluno;
- Demonstra na prática a importância da democracia.
• Para os gestores
- Facilita o processo de tomada de decisões importantes;
- Divide a responsabilidade pelos resultados do processo de decisão;
- Alivia a pressão decorrente do cargo, melhorando a qualidade de vida do gestor;
- Diminui o isolamento físico, administrativo e profissional dentro da própria equipe.
• Para a sociedade
- Desenvolve objetivos comuns à escola e à comunidade;
- Atende melhor às demandas da comunidade;
- Proporciona amadurecimento pessoal e aumento do senso de cidadania aos envolvidos;
- Dá voz a pessoas que costumam ser excluídas dos processos de decisão, como por exemplo os funcionários.
- Forma cidadãos conscientes da importância da democracia para garantir que suas necessidades sejam atendidas.
Gestão participativa e democracia
Democracia é traduzida como uma forma de governo com a participação direta do povo, em que cada indivíduo tem um real poder de participação nas decisões importantes para a sociedade.
Quando a administração é feita de modo centralizador, engessado e burocrático, vários aspectos da pluralidade cultural da comunidade em que a escola se insere são deixados de lado. Não significa que o gestor seja ruim, e sim que ele pode não ter contato com realidades diferentes da sua, o que dificulta a compreensão das necessidades dessas pessoas.
Para que todas as demandas da sociedade sejam cumpridas, é fundamental que todas as suas camadas tenham voz. Isso significa que a qualidade do ensino e a formação de alunos preparados para descobrir o seu lugar no mundo dependem da colaboração de todos.
Como bônus, a gestão democrática ensina ao aluno a importância de participar das decisões que envolvem seus interesses e suas necessidades e os prepara para defender o interesse comum e fazer valer seus direitos também fora da escola.
Como implementar na prática?
Em primeiro lugar, o gestor que deseja implementar a gestão democrática em sua escola precisa despir-se da postura de “chefe”. A administração democrática baseia-se principalmente na capacidade de ouvir e aceitar sugestões e críticas e rebatê-las com argumentos quando necessário.
Essas atitudes criam um clima amistoso e receptivo, em que a comunidade escolar se sente à vontade para sentar à mesa com a direção e a coordenação para expor suas idéias. Aliado a isso, cabe ao gestor ressaltar a importância e os benefícios da participação, valorizar a capacidade dos envolvidos e desenvolver a prática de assumir responsabilidades em conjunto.
Algumas ferramentas que podem ser exploradas nesse sentido são os conselhos com poder de decisão, como APM, conselho de escola e o Grêmio Estudantil, bem como as reuniões pedagógicas.
Conheça o nosso aplicativo
Para que a gestão participativa funcione, é fundamental que os participantes tenham total conhecimento sobre o ambiente escolar.
O aplicativo Connect Escolas foi criado para facilitar a participação dos pais na vida escolar e na gestão da escola. Além do tradicional acesso a notas, provas e tarefas, através do aplicativo os pais podem acessar informações sobre os cursos, currículo dos professores, artigos de orientação, datas de reuniões, além de outras informações que a direção julgue importantes.
O Connect Escolas permite ainda que os pais se comuniquem com os professores e a secretaria através de mensagens instantâneas, em uma interface simples e fácil de usar.
Saiba mais sobre o Connect Escolas no link http://www.wetoksoft.com.br/Connect/Escolas.